‘Lei do trabalho escravo’ na Hungria provoca protestos nas escadas do parlamento

Houve alguns confrontos entre a polícia e os manifestantes nos degraus do parlamento
Fonte: EPA

Protestos eclodiram na Hungria depois que o parlamento do país aprovou novas leis trabalhistas, que foram rotuladas como “trabalho escravo” por opositores.

Novas regras significam que as empresas podem demandar até 400 horas extras por ano e atrasar o pagamento por três anos.

A polícia usou gás lacrimogêneo contra as multidões nos degraus do prédio do parlamento na noite de quarta-feira, quando multidões se reuniram.

Políticos da oposição criaram o caos no interior, bloqueando escadas e soprando apitos para atrapalhar os votos.

Eles também ficaram furiosos com a segunda votação para criar um novo sistema de tribunais administrativos controlados pelo ministro da Justiça, que os críticos temem que não será independente.

O orador parlamentar, incapaz de chegar ao seu pódio, foi forçado a abrir a sessão do chão. Apesar da perturbação, a esmagadora maioria do primeiro-ministro Viktor Orban no parlamento empurrou a mudança.

Centenas de manifestantes – uma estimativa sugeriu até 2.000 – se reuniram em frente ao prédio na quarta-feira para protestar contra a emenda “trabalho escravo”, enquanto centenas de policiais protegiam a entrada.

A polícia de tropa de choque, formando uma barreira humana, usou gás lacrimogêneo contra a multidão quando um pequeno número de manifestantes tentou abrir caminho.

Um pequeno grupo de manifestantes atearam fogo a alguns entulhos e móveis de rua 
Fonte: Reuters

Seguiu-se um protesto no fim de semana sobre a mudança proposta, em que as multidões se reuniram pedindo por salários mínimos mais altos, em vez de um aumento nas horas extras.

Na Hungria, a lei permitia que as empresas exigissem um máximo de 250 horas extras em um determinado ano.

Mas para alguém que trabalha oito horas por dia, a nova quantidade de 400 horas é o equivalente a uma hora de trabalho extra por dia, um dia extra de trabalho toda semana ou 50 dias extras por ano.

O governo de Orban, no entanto, argumenta que a reforma trabalhista beneficiará os trabalhadores, bem como as empresas que precisam preencher uma escassez de mão-de-obra.

“Temos que remover as regras burocráticas para que aqueles que querem trabalhar e ganhar mais possam fazê-lo”, disse ele na terça-feira antes da aprovação do projeto.

Nem os sindicatos do país nem a oposição política concordam.

A reforma judicial também é vista como controversa por muitos dos opositores do primeiro-ministro.

Desde que chegou ao poder, Orban continuou popular adotando uma forte posição anti-imigratória e defendendo a soberania nacional.

Um relatório da União Européia em seu Estado membro acusa seu governo de ataques contra a mídia, as minorias e o estado de direito.

O Parlamento Europeu tomou a medida sem precedentes de votar a fim de prosseguir uma acção disciplinar contra a Hungria, alegando – entre outras coisas – preocupação com as pressões que são colocadas nos tribunais, a corrupção generalizada e a independência do sistema eleitoral.

Críticos do novo tribunal administrativo temem que isso continue.

Os novos tribunais serão supervisionados pelo ministro da Justiça de Orban, que indicará seus juízes. O seu mandato – para lidar com questões de administração pública – provavelmente cobrirá áreas incluindo eleições e corrupção.

Ele será executado em paralelo ao sistema judicial existente, mas sem supervisão por parte dele.

Orban, no entanto, tem sido desafiador em face do crescente isolamento em Bruxelas, rotulando as ações da UE contra ele como “chantagem” e um “insulto” ao seu país.

Fonte: BBC News

Data original de publicação: 13-12-2018

Translate »