Curso Internacional sobre Trabalho na Contemporaneidade e Saúde abre inscrições na segunda (23/1)

Imagem:: Divulgação

Por Fiocruz

A partir da próxima segunda-feira, 23 de janeiro, estão abertas as inscrições para o Curso Internacional Trabalho na Contemporaneidade e Saúde: interseccionalidades e dinâmicas de mobilização coletiva perspectivas e desafios Brasil, França e Argentina. O curso acontecerá de forma presencial, na ENSP, de 27 de fevereiro a 1º de março. Os interessados devem se inscrever na Plataforma Sigass Fiocruz. Ao todo 30 vagas estão disponíveis. O curso é voltado para alunos dos Programas de Pós-Graduação da ENSP e de outras unidades da Fiocruz e também de outras instituições de ensino. Confira, nos links abaixo, as inscrições para candidatos internos e externos.  

Candidatos externos – Inscrições aqui.

Candidatos internos – Inscrições aqui. 

O objetivo da formação é discutir e refletir sobre a relação trabalho e saúde na contemporaneidade, identificando abordagens, conceitos e metodologias de intervenção para enfrentamento da precarização do trabalho, na perspectiva de construção de uma agenda de pesquisa comum entre Brasil, Argentina e França. 

De acordo com uma das coordenadoras do curso, a pesquisadora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), Simone Oliveira, a atividade é um desdobramento da trajetória de parceria com pesquisadores franceses para abertura de uma agenda comum de trabalhos com pesquisadores brasileiros e de outros países da América Latina, acerca das questões específicas que se delineiam no trabalho contemporâneo. 

“A perspectiva deste curso é contribuir para fortalecer e consolidar os laços de cooperação existentes entre os grupos de pesquisa no Brasil, França e Argentina, que buscam analisar as relações do trabalho e saúde, pela intensificação e individualização do trabalho, âmago da sua modernização, através de um enfoque interseccional”, explicou Oliveira, que divide a coordenação do curso com a pesquisadora da UFRJ, Cirlene Christo. 

Segundo Simone, o curso pretende considerar as problemáticas do mundo do trabalho contemporâneo estabelecendo parceria para o desenvolvimento de pesquisas que busquem o aprofundamento dessas questões no Brasil, na Argentina e na França.

“Também organizaremos um seminário aberto, que contará com a participação de professores de outras instituições acadêmicas, buscando ampliar essa discussão”, destacou ela.

O Curso Internacional contará com a participação das pesquisadoras convidadas: Sabine Fortino, pesquisadora do Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris – França (Crespa); Andrea Pujol, professora titular da Faculdade de Psicologia da Universidade Nacional de Córdoba – Argentina; e Selma Venco, professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

Confira, no cartaz abaixo, os prazos para inscrição e participe!

Clique aqui e leia sobre o evento

Fonte: Fiocruz

Data original da publicação 19/01/2023

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »