Dossiê "Trabalho e Gênero" – Grupo Temático 06: Relações de Gênero, Raciais e Geracionais no trabalho

Imagem: OpenClipart via Pixabay

A partir da produção de diversas fontes nacionais e internacionais, o Site ABET preparou um dossiê sobre “Trabalho e Gênero”, tema do “Grupo Temático 06: Relações de Gênero, Raciais e Geracionais no trabalho”. O dossiê é composto por uma série de entrevistas e relatórios relacionados à temática.

Entrevistas

Patrícia Martins: “Temos uma sociedade estruturada na exploração do trabalho das mulheres, gratuito e invisibilizado”.

Ativista da Rede 8 de Março que está a organizar a Greve Feminista em Portugal sublinha que “há problemas sérios de desigualdade, exploração e opressão” das mulheres, com epicentro na “violência e justiça machista”. E antecipa: “Se nós pararmos, o mundo pára também”.

Feminism in the Age of Precarity

Uma entrevista com a historiadora Alice Kessler-Harris sobre como os últimos 30 anos mudaram as demandas das mulheres no local de trabalho.

Relatórios

O progresso das mulheres na América Latina e no Caribe 2017: Transformar as Economias para Realizar os Direitos [ONU]

Com base no principal relatório da ONU Mulheres, “O progresso das mulheres no mundo 2015-2016”. “Transformar as economias para realizar os direitos”, este relatório regional fortalece nosso conhecimento sobre os gargalos, desafios e oportunidades para o empoderamento econômico das mulheres na América Latina e no Caribe. Também oferece exemplos de iniciativas que realizam os direitos sociais e econômicos das mulheres.

The Global Gender Gap Report 2018 [Fórum Econômico Mundial]

Este relatório conclui que, globalmente, embora muitos países tenham alcançado metas importantes para a paridade de gênero na educação, saúde, economia e sistemas políticos, ainda há muito a ser feito. Por um lado, os países onde a próxima geração das mulheres estão se tornando líderes em seus domínios estão preparados para mais sucesso. Por outro lado, a análise deste ano também alerta sobre o possível surgimento de novas lacunas de gênero em tecnologias avançadas, como riscos associados às lacunas de gênero emergentes em habilidades relacionadas à inteligência artificial. Em uma época em que as habilidades humanas são cada vez mais importantes e complementares à tecnologia, o mundo não pode se dar ao luxo de se privar do talento das mulheres em setores em que o talento já é escasso

Manual de Boas Práticas para Promoção de Igualdade de Gênero [Ministério Público do Trabalho]

O presente manual, elaborado por uma comissão constituída dos integrantes do “Grupo de Trabalho de Gênero (GT-Gênero) da Coordenadoria Nacional de Promoção da Igualdade e Combate à Discriminação no Trabalho – COORDIGUALDADE”, visa sugerir tanto para a iniciativa privada quanto para a Administração Pública algumas iniciativas aptas a melhorar a gestão institucional e organizacional, fomentando a igualdade de gênero e cuidando para a manutenção de um meio ambiente de trabalho hígido e saudável com redução de assédio moral e sexual.

Um Salto Quântico Para a Igualdade de Gênero [Organização Internacional do Trbalho]

Sabemos muito mais sobre as diferenças de gênero e o que as impulsiona, e o que precisa ser feito para fazer um progresso significativo na igualdade de gênero no mundo do trabalho – o caminho é claro”, disse Shauna Olney, Chefe de Gênero, Igualdade e Diversidade e Agência ILOAIDS. “Com compromisso e escolhas corajosas, pode haver um salto quântico, para que o futuro do trabalho não reforce as desigualdades do passado. E isso vai beneficiar a todos.

Mulheres, Negócios e a Lei 2019: uma década de reforma [Banco Mundial]

Para desenvolver uma melhor compreensão de como o emprego e o empreendedorismo das mulheres são afetados pela discriminação legal, “Mulheres, Negócios e Lei 2019: Uma Década de Reforma” examina dez anos de dados através de um índice estruturado em torno das decisões econômicas que as mulheres tomam ao longo de suas vidas de trabalho. De uma garota de 25 anos recebendo seu primeiro emprego ou uma mãe contrabalanceando trabalho e cuidado com os filhos, para uma mulher à beira da aposentadoria, o índice explora como as decisões econômicas que as mulheres fazem são afetados pela lei.

Leis Discriminatórias Contra as Mulheres: uma pesquisa da literatura [Banco Mundial]

Esse artigo revisa a literatura empírica sobre a existência e o impacto de leis de discriminação de gênero nos resultados das mulheres em diversas áreas de atuação de trabalho.

A Vida das Mulheres e dos Homens na Europa: um retrato estatístico 2018 [Eurostat]

Em casa, no trabalho, na escola há grandes diferenças entre as vidas das mulheres e dos homens na Europa, mas também há grandes semelhanças. Esta publicação digital “A vida das mulheres e dos homens na Europa – um retrato estatístico” visa comparar a vida diária das mulheres e dos homens. Também revela as diferenças e as semelhanças do quotidiano das mulheres e dos homens nos países europeus.

Rights Today: why our movement matters [Anistia Internacional]

Neste resumo do estado dos direitos humanos no mundo, voltamos nossa atenção para um punhado de questões-chave e temas que foram proeminentes em 2018. Examinamos alguns dos momentos de definição para cada região, olhamos para os principais movimentos que chamaram por mudança, e consideramos em particular como os direitos das mulheres se saíram durante o ano. Nós também reconhecemos os muitos defensores dos direitos humanos, que trabalham em todo o mundo, e prestamos homenagem àqueles que perderam suas vidas ou sua liberdade no curso de seu trabalho. Mesmo nos momentos mais sombrios, sua coragem nos dá a força para continuar nossa luta pelos direitos humanos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »