É preciso redobrar esforços para enfrentar desemprego na América Latina, diz novo diretor da OIT

Imagem: Pixabay
Por Nações Unidas
“É necessário redobrar os esforços para enfrentar uma situação de incerteza econômica que afeta o emprego nos países latino-americanos e caribenhos, em meio às demandas crescentes das pessoas que se sentem excluídas.
A avaliação foi feita na terça-feira (3) pelo novo diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para a América Latina e o Caribe, o brasileiro Vinícius Carvalho Pinheiro, que assumiu o cargo em 1º de março.
“É um momento desafiador para a região, existe uma tendência de alta na taxa de desemprego e sinais de precariedade e maior informalidade, e a situação não melhorará se um cenário de fraco crescimento econômico se mantiver”, disse Pinheiro, que atua em Lima, sede do escritório regional da OIT.
De acordo com o último relatório de Panorama Laboral (em espanhol), apresentado em janeiro pela OIT, a taxa média de desemprego na América Latina e no Caribe aumentou ligeiramente de 8% para 8,1% em 2019 e pode continuar a aumentar para 8,4% em 2020, se as previsões de fraco crescimento econômico regional, pouco acima de 1%, forem mantidas.
A situação de incerteza é ainda maior devido ao surgimento do novo coronavírus ou COVID-19, que pode ter um impacto importante na economia e no comércio mundial, conforme informado nas últimas semanas.”
Fonte: Nações Unidas
Data original de publicação: 04/03/2020