Laborare n. 11 – Dossiê “Gênero, Trabalho, Interseccionalidades e Atravessamentos”

Fonte: Laborare

Por Revista Laborare

1. Laborare convida autoras e autores a apresentarem artigos originais para o número 11, a ser publicado no segundo semestre de 2023, o qual conterá o Dossiê “Gênero, Trabalho, Interseccionalidades e Atravessamentos”, sob a coordenação da editora Hilana Pereira (Auditora-Fiscal do Trabalho e Especialista em Direito e Processo do Trabalho) e das editoras convidadas Sandra Lurine (Docente do PPGD/UFPA e Doutora em Sociologia e Antropologia), Dercylete Lisboa (Auditora-Fiscal do Trabalho e Mestra em Direito) e Marina Sampaio (Auditora-Fiscal do Trabalho e Mestranda em Ciências Políticas).

2. São exemplos de temáticas coerentes com o dossiê: trabalho produtivo e reprodutivo; perspectivas sobre o trabalho doméstico e trabalho de cuidado; divisão sexual e racial do trabalho; discriminação, violência e assédio no trabalho; igualdade de oportunidades no trabalho; influência de marcadores sociais de diferença para acesso e manutenção das relações de trabalho; precarização do trabalho; gênero e submissão de trabalhadores a condições análogas às de escravizados; feminismos e trabalho; direitos trabalhistas e população LGBTQIAP+; inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, com perspectivas de gênero; direitos da parentalidade; gênero, imigração e trabalho; economia solidária e trabalho com perspectiva de gênero; gênero e aspectos de segurança e saúde no trabalho; gênero, saúde mental e trabalho; riscos psicossociais; experiências, desafios e resultados da fiscalização trabalhista; entendimento jurisprudencial; Direito Ambiental do Trabalho; Direito Antidiscriminatório e Direito do Trabalho; conflitos trabalhistas; gênero e organização sindical.

3. A revista Laborare, editada pelo Instituto Trabalho Digno, é uma revista eletrônica semestral (ISSN: 2595-847X), de natureza técnico-científica, de acesso aberto. Mesmo nas edições com Dossiê Especial, recebe outros artigos originais em áreas relacionadas à promoção do trabalho decente, como: Direito do Trabalho, Saúde e Segurança do Trabalhador, Inspeção do Trabalho e nas Ciências Sociais e do Trabalho.

4. Os artigos devem ser submetidos por meio do site, no seguinte endereço eletrônico: https://revistalaborare.org/index.php/laborare/submission

5. São aceitos artigos em inglês, português e espanhol, devendo sempre haver resumo em inglês. Os artigos são analisados em double blind review e cada revisor(a) possui, no mínimo, o mesmo grau de titulação do(a) autor(a).

6. Autores(as) devem identificar no local apropriado e em separado o(s) nome(s) completo(s), principal título acadêmico e vínculo institucional, e número de ORCID. Além disso, devem verificar a conformidade do artigo com as orientações contidas em: https://revistalaborare.org/index.php/laborare/about/submissions

7. As submissões que não cumprirem as regras do periódico serão devolvidas

8. O número 11 da Laborare deve observar o seguinte cronograma:

17/02/2023 – Divulgação de Edital
30/04/2023 – Prazo para envio de artigos
15/06/2023 – Prazo limite para os revisores
15/07/2023 – Prazo para devolução de itens reajustados de acordo com a avaliação recebida
31/08/2023 – Publicação eletrônica.

Clique aqui e leia a chamada na íntegra

Fonte: Revista Laborare

Data original da publicação: 17/02/2023

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »