Lançamento de COLONIALISMO DIGITAL, de Deivison Faustino e Walter Lippold

Imagem: capa do livro

Lançamento antecipado de COLONIALISMO DIGITAL, de Deivison Faustino e Walter Lippold Debate com Deivison Faustino, Karina Menezes, Sergio Amadeu, Tarcízio Silva, Walter Lippold Mediação de Marcela Magalhães

Por TV Boitempo

DEIVISON FAUSTINO é doutor em sociologia e professor do programa de pós-graduação em serviço social e políticas sociais da Universidade Federal de São Paulo. É integrante do Instituto Amma Psique e Negritude e pesquisador do Núcleo Reflexos de Palmares, onde pesquisa, entre outros temas voltados à relação entre capitalismo e racismo, o colonialismo digital. É autor de diversos livros e artigos sobre Frantz Fanon e pensamento antirracista.

KARINA MENEZES é professora da Faculdade de Educação da UFBA, integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC). É também usuária e defensora do Software Livre, presidente do Raul Hacker Club e idealizadora do Projeto Crianças Hackers.

SERGIO AMADEU é um sociólogo brasileiro, doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, que ficou marcado como defensor e divulgador do Software Livre e da Inclusão Digital no Brasil. Foi um dos grandes implementadores dos Telecentros na América Latina e presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.

TARCÍZIO SILVA é pesquisador, produtor cultural e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA; e realiza doutorado em Ciências Humanas e Sociais na UFABC, onde estuda epistemologias da ignorância e racismo algorítmico. Fundador da Desvelar, projeto editorial de promoção de conhecimento contra-coloniais e afrodiaspóricos sobre tecnologia e sociedade.

WALTER LIPPOLD é doutor em história e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Fluminense e do Núcleo Reflexos de Palmares da Universidade Federal de São Paulo. É professor do Curso Uniafro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisador de colonialismo digital, história da tecnologia, cibercultura, hacktivismo, da obra de Frantz Fanon e da história da Argélia.

MARCELA MAGALHÃES é uma escritora, feminista, ativista antifascista e de direitos humanos, jornalista, professora e pesquisadora universitária de semiótica e estudos pós-coloniais. Atuando especialmente em países como Brasil, Portugal e Itália, trabalha com temas ligados à raça, à migração, à ascensão de extrema direita e ao marxismo. Escreve para BlackPost Italia e Agencia de Noticias das Favelas – ANF.

Clique aqui e assista o evento na íntegra

Fonte: TV Boitempo

Data original da publicação 08/05/2023

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »