Livro aborda tema do trabalho escravo no Maranhão, com dados da Inspeção. E-book disponível gratuitamente

Por Dâmares Vaz | SINAIT

“Foi lançado no dia 11 de dezembro o livro digital “Trabalho escravo, políticas públicas e práticas comunicativas no Maranhão contemporâneo”, uma coletânea organizada pela professora Flávia de Almeida Moura, do curso de Comunicação Social, e pelo docente Marcelo Carneiro Sampaio, do Departamento de Sociologia e Antropologia, ambos da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

A coletânea agrupa resumos de pesquisas que vão desde projetos de iniciação científica a pós-doutorados, realizadas nos últimos 15 anos, cuja temática seja do trabalho escravo contemporâneo, tanto numa abordagem sociológica quanto pelo viés da comunicação. A obra traz ainda diversos dados produzidos pela Fiscalização do Trabalho, além de analisar casos de resgates.

O objetivo da coletânea, segundo a professora e pesquisadora Flávia Moura, é dar visibilidade à temática do trabalho escravo no Maranhão e subsidiar políticas públicas que possam melhorar as condições de vida e de trabalho dos grupos mais vulneráveis ao crime.

Flávia comentou o processo de construção do livro: “Ao realizar relatórios de pesquisa, fui percebendo que havia um acúmulo de investigações sobre a temática e que valeria a pena reunir esses estudos numa obra. Nesse sentido, falei com o professor Marcelo Carneiro, do Departamento de Sociologia, que foi meu orientador no mestrado, que aceitou organizar junto comigo a coletânea”.

Em constante diálogo com a Inspeção do Trabalho, a professora destacou ainda a parceria com os Auditores-Fiscais do Trabalho. “Sempre que precisamos de informações sobre o tema, obtemos facilmente junto aos Auditores, e elas são utilizadas nas nossas pesquisas.”

“Lançar esta coletânea neste momento de retrocessos de conquistas de direitos adquiridos historicamente no Brasil, de flexibilização e precarização das formas de trabalho e ainda num contexto de pandemia da Covid-19 representa um ato de resistência”, destacaram os organizadores.

E complementaram: “Esperamos que a obra sirva de base para novas pesquisas sobre a temática e que os resultados possam indicar caminhos de esperança na justiça social e na dignidade humana”.

O livro, entre reunião de estudos, revisão e edição, levou cerca de seis meses para ficar pronto.

A versão e-book está disponível gratuitamente – acesse aqui.

Fonte: SINAIT

Data original da publicação: 15/12/2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »