Nota pública sobre as vacinas

Foto: Pixabay

Por ABET e Frente Ampla em Defesa da Saúde dos Trabalhadores

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DO TRABALHO, enquanto entidade política e científica, e a FRENTE AMPLA EM DEFESA DA SAÚDE DOS TRABALHADORES, por meio desta nota pública, dirigem à Equipe de Transição formada para a preparação do novo mandato do Poder Executivo Federal (2023-2026), em especial aos grupos temáticos de Trabalho e Saúde, manifestação de preocupação com a elevação do número de casos de Covid-19 no Brasil.

A comunidade científica anuncia que um novo surto que se avizinha, colocando em risco, novamente, as relações de trabalho, a saúde e a vida da população. A mídia, infelizmente, tem naturalizado o fato, manifestando uma forma de negacionismo em relação a essa demanda de saúde coletiva tão grave e que já produziu tantas mortes e impactos críticos em nossa sociedade.

Preocupados com a exposição da vida e da saúde da população, e ciosos dos impactos evidentes que esse cenário produz nas relações de trabalho e nas condições de saúde e segurança de trabalhadores e trabalhadoras, bem como na continuidade das nossas próprias atividades enquanto docentes, pesquisadores/as e estudantes, solicitamos a agilização da negociação, ainda que informal, para a compra de mais unidades de vacinas bivalentes e a retomada da produção das vacinas anteriores, todas já aprovadas pelas agências competentes.

A retomada de caminhos democráticos e atentos à proteção dos direitos sociais passa por uma urgente mudança de postura do Estado em relação aos temas de saúde coletiva, com respeito ao conhecimento científico, à prevenção e à dimensão social subjacente à questão.