Pré-lançamento do Livro Prof. Mário Theodoro e Aula Aberta do PPGDH

Foto: Reprodução, Amazon

Aula Aberta da Disciplina Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Interseccionalidade (PPGDH/CEAM/UnB)

Pré-Lançamento do livro “A Sociedade Desigual: Racismo e Branquitude na Formação do Brasil”

Com as exposições do autor do livro, prof. Mário Theodoro (UnB) e do autor do prefácio, prof. Hélio Santos (Oxfam).

Abertura: Fernanda Natasha Bravo Cruz (UnB) Mediação e Debate: Renísia Cristina Garcia-Filice (UnB) e Wellington Santos (UEG e UnB)

Saiba mais:

Em suas diversas formas e manifestações, a violência opera como avalista da manutenção das desigualdades, na relação complementar entre a ação da polícia e da Justiça, nas condições de moradia, transporte público, sistemas de saúde e de educação e na precarização do trabalho. Em cada uma delas, o elemento racial é o fator explicativo, e esse conjunto de violências sustenta e preserva a sociedade desigual, impedindo mudanças estruturais significativas.

Mário Theodoro aponta também a incapacidade dos estudiosos e das principais teorias econômicas de produzir até hoje um modelo de estudo que leve em conta – em um país de maioria negra – a preponderância do racismo na desigualdade da sociedade brasileira, e, como escreve o autor, “o racismo mata, prende, exclui, limita, enlouquece”. Para ele, a grande força de transformação virá justamente do segmento mais afetado pela desigualdade: a população negra.

Assista completo em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »