Seminário Internacional: Promoção do trabalho decente nas plataformas digitais

Fonte: OIT Brasília

Por OIT Brasília

Nos últimos anos o advento tecnológico do trabalho em plataformas, além de aumentar e facilitar o acesso dos consumidores a inúmeros serviços e fornecimentos, representou uma alternativa de ocupação e de geração e renda para milhões de pessoas em todo o mundo. Entretanto, a maioria dos trabalhadores em plataformas tem pouco ou nenhum poder de negociação dos seus contratos com as empresas das plataformas e muitas vezes são forçados a aceitar esquemas de trabalho pretensamente como autônomos, que frequentemente os expõem a longas horas de trabalho, sem direito a licença médica, com limitado ou nenhum acesso à previdência social e com poucos ou nenhum outro benefício.

Além disso, estão expostos a controvérsias sobre o uso de dados pessoais, vigilância remota e arbitrariedades de algoritmos sobre classificações, avaliações e penalidades. Tudo isso configura um quadro que pouco tem a ver com empreendedorismo.

Diante desse contexto, o Ministério do Trabalho e Emprego, o Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil e a Fundação Friedrich Ebert Brasil estão organizando o Seminário Internacional: Promoção do trabalho decente nas plataformas digitais, nos dias 30 e 31 de maio de 2023, em Brasília.

O seminário tem o objetivo de propiciar um espaço de reflexão e intercâmbio de experiências e práticas para subsidiar o processo de diálogo e negociação tripartite entre os atores sociais, através do qual o governo brasileiro, assim como diversos governos e organismos multilaterais, está determinado a buscar uma regulação desta atividade.

Evento: Seminário Internacional – Promoção do Trabalho Decente nas Plataformas Digitais

Data/horário
: 30 e 31 de maio de 2023, das 14h às 18h e das 9h às18h, respectivamente

Local: Auditório Celso Furtado do Ministério do Planejamento e Orçamento (Esplanada dos Ministérios – Bloco K – primeiro subsolo).

Solicitamos a confirmação de presença por meio do formulário https://forms.office.com/e/MeExWQerLC 

Para acessar a matéria na íntegra acesse aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »