VII Congresso Brasileiro de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho e I Congresso Brasileiro sobre Trabalho, Subjetividade e Práticas Clínicas

Foto: Divulgação

Por VII Congresso Brasileiro em Psicodinâmica e Clínica do Trabalho e I Congresso Brasileiro sobre Trabalho, Subjetividade e Práticas Clínicas

O VII Congresso Brasileiro de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho e o I Congresso Brasileiro sobre Trabalho, Subjetividade e Práticas Clínicas pretende reunir pesquisadores interessados em discutir as repercussões da centralidade do trabalho na qualidade das relações laborais nos dias de hoje. 

Trata-se de trazer ao debate teorias clássicas e o surgimento de novos conceitos, que ajudem a pensar estratégias coletivas que possam trazer mais saúde e/ou formas de enfrentamento do adoecimento mental, assim como discussões que contribuam na desconstrução de saberes e poderes que coloquem em xeque a dignidade da vida humana em situações de trabalho.

Tendo em vista que o contexto contemporâneo se mostra desafiador em diversos âmbitos, pesquisadores são instigados a tecer reflexões que podem fomentar movimentos de resistência e de luta por melhores condições de vida e de trabalho, especialmente após as turbulências sociais, econômicas e políticas, causadas pelo vírus SARS-COV-2 (conhecido como Covid-19 ou Coronavírus), a partir de março de 2020.

Tal crise, deflagrada um pouco depois da última edição do Congresso Brasileiro de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho, ocorrida em outubro de 2019, adiou a realização do evento seguinte, interrompendo a sequência de realização bianual deste evento. Ainda no referido Congresso, o grupo de trabalho (GT) da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia) responsável por sua organização, decidiu pela necessidade de alteração do nome do GT e do Congresso, a fim de que tal denominação ampliasse o seu escopo e correspondesse melhor as características dos estudos dos pesquisadores do grupo, desse modo, o nome escolhido foi Trabalho, Subjetividade e Práticas Clínicas.

Assim, nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2023, o coletivo de professores, estudantes e técnicos-administrativos da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense terá a satisfação de sediar esse encontro de modo totalmente presencial. A expectativa de retomarmos a possibilidade de congraçamento, após o isolamento social, imposto pela pandemia do coronavírus, nos motiva a abrir as portas de nossa escola, em prol de mais ciência e, consequentemente, mais e melhor qualidade de vida para nossa sociedade. Esperamos nos encontrar presencialmente em outubro!

Sejam todos muito bem-vindos!

Clique aqui e leia sobre o evento na íntegra

Fonte:  VII Congresso Brasileiro em Psicodinâmica e Clínica do Trabalho e I Congresso Brasileiro sobre Trabalho, Subjetividade e Práticas Clínicas

Data original da publicação: sem identificação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »