Livro de Ricardo Festi sobre as origens da Sociologia do Trabalho terá lançamento dia 24 de maio na UnB

Fonte: Editora Boitempo

Por Laura Valle Gontijo / Bolsista ABET

Na próxima quarta-feira, dia 24 de maio, às 16 horas será realizado o lançamento presencial do livro “As origens da Sociologia do Trabalho: percursos cruzados entre Brasil e França”, de Ricardo Festi.

Ricardo Festi é professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB), doutor pela Universidade de Campinas (Unicamp) e coordenador do Grupo de Pesquisa Mundo do Trabalho e Teoria Social.

O evento ocorrerá no Auditório do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília e contará com a participação do professor do Departamento de Sociologia e Emérito da UnB Sadi Dal Rosso, uma das principais referências da Sociologia do Trabalho no Brasil, e da professora também do Departamento de Sociologia Christiane Girard, referência nos estudos de Sociologia Clínica e pesquisadora associada do Laboraratoire International de Sociologie Clinique de Paris, da Universidade de Paris 7 Sorbonne/Diderot.

O livro teve também um lançamento virtual transmitido pelo canal da Editora Boitempo no Youtube. A live contou com a presença do professor de Sociologia da Unicamp Ricardo Antunes, também grande referência da Sociologia do Trabalho no Brasil e coordenador da coleção ‘Mundo do trabalho’, da Boitempo, e de Liliana Segnini, professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp e pesquisadora associada (2003/2022) do Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris (CRESPPA, UMR 7217).

As origens da Sociologia do Trabalho: percursos cruzados entre Brasil e França retrata “o nascimento da Sociologia do Trabalho no Brasil, em um contexto no qual o país passava pela transição de uma sociedade rural, agrária, exportadora e escravista (…) para uma sociedade industrial” afirmou o professor Ricardo Antunes na live. Antunes ressalta que o livro aborda a presença, nesse contexto, de intelectuais brasileiros muito importantes, como Florestan Fernandes.

“O livro é fruto de uma longa pesquisa que eu realizei entre 2013 e 2018 durante o meu doutorado e ele busca mostrar o processo político intelectual de construção e desenvolvimento do campo da sociologia do trabalho tanto no Brasil quanto na França. E, para isso, eu vou mostrando as articulações políticas que vão acontecendo para que esse campo se constituísse entre França e Brasil, em particular, entre acadêmicos da Universidade de São Paulo e pesquisadores que transitavam em torno de Georges Friedmann, na França. Então, o livro faz essa reconstrução nos anos 50 e 60 e é baseado em uma longa pesquisa em arquivos que eu realizei. Foram 16 arquivos na França e no Brasil, além de entrevistas com Michael Löwy, Alain Touraine e Fernando Henrique Cardoso e uma análise comparativa e crítica da produção intelectual dessa geração dos anos 50 e 60”, afirmou Ricardo Festi para a equipe ABET.

Você pode adquirir o livro no site da Editora Boitempo neste link e na Editora da UnB. Para saber mais sobre o livro, leia também o artigo de Sedi Hirano, Professor Emérito da Universidade de São Paulo, neste link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »