Luiz Marinho: Governo Lula irá reconstituir o mundo do trabalho?

Imagem: Opera Mundi

Por Programa 20 Minutos | Opera Mundi

O ministro do Trabalho e Emprego do Brasil, Luiz Marinho, estará no 20 MINUTOS desta quarta-feira (10/05) para uma conversa sobre a possibilidade de reconstrução do mundo do trabalho pelo governo Lula.

A partir de 2016, com a derrubada da presidenta Dilma Rousseff, o mundo do trabalho foi afetado por várias leis que anularam direitos históricos das classes trabalhadoras e atacaram seus sindicatos. O objetivo dos grandes grupos empresariais era achatar salários e garantias trabalhistas para aumentar sua margem de lucro, o de que fato aconteceu, como pode ser visto no estudo elaborado pelo economista Eduardo Costa Pinto, da UFRJ.

A principal modificação aprovada, durante o governo Michel Temer, foi a reforma trabalhista, cujos pontos mais controversos foram a prevalência de convenções e acordos sobre a legislação, mesmo que sejam desvantajosos para os trabalhadores; legalização do trabalho intermitente e parcial; desconsideração do tempo de deslocamento em transporte fretado e da disponibilidade do trabalhador para a empresa como parte da jornada de trabalho; ampliação do trabalho terceirizado; flexibilização da contratação de prestadores de serviços autônomos; multas em processos trabalhistas contra reclamações consideradas de má-fé; fim da contribuição sindical obrigatória.

Mas além da reforma trabalhista, retomando políticas dos anos 1990, foram liberadas as contratações terceirizadas e continuaram sem qualquer acolhimento, em termos de direitos, os trabalhadores de plataformas e aplicativos. O ataque ao mundo do trabalho foi tão agressivo que o próprio Ministério do Trabalho foi extinto, em 2019, pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, para ser recriado pelo atual governo. Para assumir o comando da pasta, o presidente Lula nomeou um histórico líder sindical, Luiz Marinho, que será o nosso entrevistado de hoje. Filiado ao Partido dos Trabalhadores, ocupa pela segunda vez a pasta e também já foi ministro da Previdência Social, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e da Central Única dos Trabalhadores, além de prefeito de São Bernardo do Campo e presidente do PT paulista.

00:00 Abertura
04:00 Luiz Marinho fala sobre como foi assumir a pasta depois dos governos Temer e Bolsonaro
06:00 Luiz Marinho: “Ainda estamos reconstruindo o Ministério e já atacamos o trabalho escravo”
08:35 Como resolver o problema do trabalho por aplicativo? 09:20 Luiz Marinho: “Jovem com bicicleta e uma mochila nas costas não é empreendedor”
12:00 Luiz Marinho: “Usam tecnologia para gerar trabalho análogo a escravidão”
14:30 Será revogada a reforma trabalhista? Ou serão feitas reformas na reforma?
15:40 Luiz Marinho: “Terceirização é o principal problema da reforma trabalhista”
19:30 A terceirização de contratações deveria ser abolida?
26:40 Como a legislação trabalhista dever estar preparada para o avanço da nova revolução tecnológica? Está na hora de discutir a renda mínima universal?
28:25 Luiz Marinho: “Precisamos falar de redução da jornada de trabalho e da renda mínima universal”
30:20 Luiz Marinho: “Dependendo da renda, mesmo trabalhando, daremos Bolsa Família”
35:30 Como o Ministério do Trabalho está tratando a economia solidária? 42:50 Qual será a política de salário mínimo do Ministério do Trabalho?
44:00 Luiz Marinho: “Salário mínimo será calculado pela inflação mais PIB do ano”
45:50 Luiz Marinho é a favor da reforma sindical? Defende a fusão de alguns sindicatos?
46:30 Luiz Marinho: “Sindicatos precisam de reforma” 52:10 Luiz Marinho responde perguntas da audiência
58:15 Indicações culturais de Luiz Marinho

Clique aqui e assista à entrevista

Fonte: Opera Mundi

Data original da publicação 10/05/2023

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »