Semana Lula – LMT #02: Estádio de Vila Euclides, São Bernardo do Campo (SP)

Imagem: Divulgação

Por LEHMT

Em homenagem à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, o Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho (LEHMT-UFRJ) promove a “Semana Lula”. Entre 31 de outubro e 4 de novembro publicaremos conteúdos sobre a história do trabalho no Brasil que nos ajudam a entender a trajetória e importância deste migrante nordestino, metalúrgico, sindicalista e líder político, três vezes eleito presidente da República. São conteúdos novos ou já publicados pelo LEHMT em outros momentos.


No último episódio da “Semana Lula” republicamos o artigo de número 2 da seção Lugares de Memória dos Trabalhadores, escrito por John French, professor do Departamento de História da Duke University, sobre o Estádio de Vila Euclides em São Bernardo do Campo (SP).


O estádio foi palco de várias assembleias durante as greves dos metalúrgicos do ABC no final dos anos 1970. A utilização do estádio foi uma ideia do então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, Luiz Inácio da Silva, mais conhecido como Lula. As históricas assembleias reuniram milhares de operários e transformaram o estádio em um espaço icônico da história das lutas dos trabalhadores no Brasil.

Clique aqui e leia o artigo completo

Fonte: Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho

Data original da publicação: 04/11/2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »