Auxílio a trabalhadores formais e informais pode atenuar os impactos econômicos da pandemia de Covid19

Imagem: IPEA

Por IPEA

“Quase 80% da população poderá ser beneficiada pelas recentes medidas adotadas pelo governo federal para ajudar os trabalhadores formais e informais a enfrentar a pandemia do novo coronavírus e reduzir seus efeitos econômicos negativos de médio e longo prazo. Esta é a principal conclusão do estudo “Benefícios Emergenciais aos Trabalhadores Informais e Formais no Brasil: Estimativas das Taxas de Cobertura Combinadas da Lei 13.982 e da MP 936”,do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

No começo de abril, a Lei 13.982/20 instituiu o auxílio emergencial para os trabalhadores informais, enquanto a Medida Provisória (MP) 936/20 criou o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda, voltado aos trabalhadores formais do setor privado. O Ipea avaliou as taxas de cobertura de cada medida e do conjunto delas, considerando todos os trabalhadores elegíveis do setor privado e o cadastramento de 100% dos potenciais beneficiários.

De acordo com o estudo, 36,7 milhões de pessoas seriam potencialmente atendidas pelas duas medidas (como beneficiárias diretas ou porque algum membro da família é beneficiário). Outras 48,8 milhões de pessoas poderiam ser beneficiadas somente pela medida trabalhista (MP 936/20) e 80,8 milhões, apenas pela assistencial (Lei 13.982/20). Somados, esses grupos representam 80,2% da população brasileira na base de dados analisada, referente a 2018.”

Confira a notícia completa

Acesse aqui a Nota Técnica do IPEA

Fonte: IPEA
Data original de publicação: 30/04/2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »