Base de dados sobre o mundo do trabalho

Base de Dados Históricos de Acidentes de Trabalho (Ministério da Previdência Social)

“O Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho contém um conjunto de indicadores de acidentes do trabalho por setor de atividade e unidade da federação, que permitem mensurar a exposição dos trabalhadores aos níveis de risco inerentes à atividade econômica, permitindo o acompanhamento das flutuações e tendências históricas dos acidentes e seus impactos nas empresas e na vida dos trabalhadores. Esses indicadores subsidiam estudos sobre o tema e o planejamento de ações na área de saúde e segurança do trabalhador”.


Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) – IBGE

A CNAE é o instrumento de padronização nacional dos códigos de atividade econômica e dos critérios de enquadramento utilizados pelos diversos órgãos da Administração Tributária do país.

Trata-se de um detalhamento da CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas, aplicada a todos os agentes econômicos que estão engajados na produção de bens e serviços, podendo compreender estabelecimentos de empresas privadas ou públicas, estabelecimentos agrícolas, organismos públicos e privados, instituições sem fins lucrativos e agentes autônomos(pessoa física).”

Evolução de Emprego do CAGED

“Para acompanhar a evolução do emprego formal no Brasil, estamos disponibilizando informações desagregadas segundo os setores econômicos do IBGE e classificados por UF, principais regiões metropolitanas e municípios com mais de 10.000 habitantes para o estado de São Paulo e 30.000 habitantes para os demais estados conforme o último censo realizado”.

IPEADATA

“Base de dados econômicos, financeiros, demográficos, geográficos, sociais mantida pelo Ipea incluindo séries estatísticas da economia brasileira e dos aspectos que lhe são mais pertinentes na economia internacional. Aqui encontram-se dados sobre nível de renda per capita, desigualdade na distribuição de renda dos indivíduos e domicílios, desempenho educacional, condições de saúde e habitação, inserção no mercado de trabalho, situação dos direitos humanos da população, entre outros.”

-Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho (Ministério Público do Trabalho).

“Diante da grande disponibilidade de dados de relevância pública no Brasil e da oportunidade de utilizar novas tecnologias “”big data”” de cruzamento de dados que desenvolveu, o MPT, em 2015, iniciou a construção de uma inédita central de dados (sobretudo abertos) oriundos de diversas fontes com o objetivo não só de aprimorar os serviços que presta à sociedade, mas também de contribuir com a agenda do Trabalho Decente no Brasil”.

Observatório Digital do Trabalho Escravo no Brasil – MPT/OIT

“O Observatório Digital do Trabalho Escravo no Brasil busca fomentar a gestão eficiente e transparente de políticas públicas, de programas e projetos de prevenção e erradicação do trabalho escravo, de modo que essas ações sejam cada vez mais orientadas por resultados e baseadas em evidências. Busca-se, além disso, fomentar o aprimoramento dos sistemas de coleta de informações e a padronização (com integração) dos bancos de dados existentes, de diferentes fontes, relevantes para a causa. Com isso, os diagnósticos e o conhecimento produzidos sobre o tema serão cada vez mais precisos.”

PNAD Contínua Mensal

“A PNAD Contínua Mensal visa a produzir indicadores para acompanhar as flutuações mensais e a evolução, a médio e longo prazos, da força de trabalho e outras informações necessárias para o estudo e desenvolvimento socioeconômico do País”.

PNAD Contínua Trimestral

“A PNAD Contínua Trimestral visa a produzir indicadores para acompanhar as flutuações trimestrais e a evolução, a médio e longo prazos, da força de trabalho e outras informações necessárias para o estudo e desenvolvimento socioeconômico do País”.

PNAD 2001-2015 Básica

“O sistema de pesquisas domiciliares, implantado progressivamente no Brasil a partir de 1967, com a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD, tem como finalidade a produção de informações básicas para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País.

Trata-se de um sistema de pesquisas por amostra de domicílios que, por ter propósitos múltiplos, investiga diversas características gerais da população, educação, trabalho, rendimento e habitação, e outras com periodicidade variável, como as características sobre a migração, fecundidade, nupcialidade, saúde, nutrição e outros temas que são incluídos no sistema de acordo com as necessidades de informação para o País”.

Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED)

“A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) é um levantamento domiciliar contínuo, realizado mensalmente, desde 1984, na Região Metropolitana de São Paulo, em convênio entre o DIEESE e a Fundação Seade. O reconhecimento da importância da PED como instrumento de análise da realidade socioeconômica concretizou-se com solicitações da implantação da Pesquisa em outras regiões do país, a partir de 1987”.

RAIS E CAGED (PDET – Programa de Disseminação das Estatísticas do Trabalho)

“O Programa de Disseminação das Estatísticas do Trabalho (PDET) tem por objetivo divulgar informações oriundas de dois Registros Administrativos, RAIS – Relação Anual de Informações Sociais – e CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, à sociedade civil.

Por meio desse PDET, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vem procurando disseminar informações cada vez mais abrangentes sobre o mercado de trabalho, utilizando diferentes tipos de mídia e atingindo, assim, diferentes grupos de usuários”.

Sistema IBGE de Recuperação Automática: Banco de tabelas estatísticas (SIDRA – IBGE)

“O Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA – visa facilitar aos administradores públicos e à sociedade em geral, através da Internet, a obtenção gratuita dos dados agregados de estudos e pesquisas realizados pelo IBGE.

Com o SIDRA é possível consultar dados na forma de séries temporais, acompanhando seu comportamento ao longo do tempo, bem como ter os mesmos disponibilizados por níveis territoriais desagregados, como município, distrito e bairro, de modo a facilitar o conhecimento da realidade municipal”.

World Employment and Social Outlook Data Finder (WESO)

“Explore o conjunto de estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre o emprego ao redor do mundo.”



Translate »