Quem somos

A Associação Brasileira de Estudos do Trabalho – ABET – fundada em 30 de maio de 1989, na cidade de São Paulo, conta com mais de 500 associados de diversas áreas de conhecimento como a Economia, o Direito, a Sociologia, a Ciência Política, a História, a Medicina e Segurança do Trabalho, a Educação, a Psicologia, a Antropologia, a Engenharia e outras.

O objetivo principal da entidade é o desenvolvimento de atividades acadêmico-científicas que difundam resultados de pesquisa e promovam o debate de questões relativas ao trabalho no Brasil.
Para a promoção da pesquisa e do ensino na área do trabalho, a ABET envida esforços no sentido de: promover o conhecimento inter e multidisciplinar da área do trabalho, mediante a utilização e aplicação das diversas disciplinas e ciência voltadas para o seu estudo; incentivar e fortalecer o intercâmbio científico entre os pesquisadores das disciplinas dedicadas às questões do trabalho; criar um fórum científico em nível nacional para o debate dos problemas afetos à área do trabalho; realizar encontros, congressos, conferências, publicação e divulgação da produção científica na área do trabalho; manter contatos e parcerias com entidades congêneres nacionais e internacionais e outras atividades pertinentes à realidade do mundo do trabalho; constituir grupos de trabalho (GTs) específicos na área de estudos do trabalho.

Estatuto da ABET

A associação possui um estatuto aprovado durante o XII Encontro da ABET, evento realizado em 2011 na cidade de João Pessoa. Para acessar a versão atualizada do documento, clique no link abaixo.
estatuto Baixar estatuto da ABET

Encontros nacionais da associação

A cada dois anos, a ABET reúne em Encontros Nacionais os seus associados e pesquisadores brasileiros e de outros países, para a discussão de temas relevantes sobre a realidade de Trabalho, com implicações para propostas de políticas públicas.

Cada encontro define um tema previamente e o discute em conferências, mesas redondas, reuniões temáticas específicas, comunicações de pesquisa, com a participação de pesquisadores das diversas áreas científicas envolvidas com o Trabalho.

Os trabalhos submetidos por filiados e não filiados são previamente selecionados pela Comissão Cientifica, composta por especialistas reconhecidos pela comunidade acadêmica e apresentados em GTs e painéis.
As comunicações de pesquisas são apresentadas em sessões temáticas dos GTs e discutidas por debatedores. Os artigos apresentados são divulgados integralmente em Anais produzidos em cada Encontro.
Dado o caráter interdisciplinar da ABET, os temas dos trabalhos apresentados e das mesas e painéis se situam no campo da Economia, Sociologia, Geografia, Educação, Psicologia, Direito, Saúde, História, Serviço Social – dentre outras Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Entre os Encontros realizados pela ABET, algumas atividades são voltadas para a discussão regional, tendo organizado nos últimos anos, eventos nas Regiões Nordeste, Sudeste e Sul. A Associação publica, também, os Anais e os resultados dos eventos regionais. Para essas atividades, a ABET recebe apoio financeiro de diversas instituições, como a Finep, Fapesp, Cnpq, Ipea, Usp, Unicamp, MTE, OIT, Itaipu, Caixa Econômica, Banco do Brasil, entre outras.

A conjuntura econômica, social e política no Brasil e no mundo tem provocado mutações significativas nas relações de trabalho e nas políticas públicas a respeito. Novos questionamentos à realidade do trabalho se apresentam e levam a ABET a ocupar esse espaço de debate com feição cada vez mais interdisciplinar.

Diretoria

Nos Encontros Nacionais é feita a renovação da Diretoria, composta de 06 membros, e do Conselho Fiscal, que possui 03 membros titulares e 03 suplentes. A Diretoria e o Conselho Fiscal têm o mandato de 02 anos. Historicamente integraram a presidência da ABET: Jorge Jatobá, João Sabóia, Hélio Zylberstajn, André Urani, Lena Lavinas, Cláudio Salvadori Dedecca, Maria Regina Nabuco Brandão, Maria Cristina Cacciamali, Tarcísio Patrício Araújo, Antonio Wilson Menezes, José Dari Krein e Ivan Targino Moreira. Silvia Maria de Araújo foi a presidente no biênio 2011-2013. Angela Araújo foi presidente no biênio 2013-2015. Na atual gestão o presidente é Marco Aurélio Santana, eleito para o biênio 2015-2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>