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Ementa
As profundas transformações econômicas, tecnológicas, políticas e sociais a que se tem assistido nas últimas décadas têm sido responsáveis por intensas e complexas mudanças sobre o trabalho, as relações de produção e as condições objetivas e subjetivas de reprodução social. Tais mudanças se dão simultaneamente nos processos, organização e relações de trabalho, assim como na organização e representação dos trabalhadores/as. Elas interferem substantivamente na formação/qualificação da força de trabalho (re)colocando um conjunto de questões relevantes para os estudos do trabalho, entre as quais a politecnia, a omnilateralidade e a escola unitária. Nesse contexto, adquirem centralidade temas como: a) trabalho, educação e políticas públicas; b) plataformização do trabalho docente; c) trabalho, educação e juventudes; d) organização do trabalho e da produção e seus desafios para a formação e qualificação profissional; e) trabalho, formação e participação política; f) reconfiguração dos sistemas de formação profissional; g) escola e mundo do trabalho no contexto das contrarreformas trabalhista e educacional. As relações de gênero, raça/etnia, geração e classe social são transversais e poderão ser consideradas em todos os temas.
Palavras chave: Trabalho e Educação; Formação Humana; Qualificação Profissional; Políticas Públicas de Trabalho e Educação.
Referências Bibliográficas
Artigos
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Capítulos de Livros
RÊSES, E. DA S. Análise da inclusão do eixo trabalho nas políticas públicas de educação: avanços e desafios. In: CUNHA, Célio da; SOUSA, Jose Vieira de; SILVA, Maria Abadia da (Org.). Avaliação de Políticas Públicas de Educação. Brasília, DF: Faculdade de Educação / Universidade de Brasília, DF; Liber Livros, 2012. p. 93-113
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Livros
RÊSES, E. DA S. (org.). Pedagogia Socialista, Trabalho e Educação. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2021
SEKI, A. K. O capital financeiro no Ensino Superior brasileiro (1990-2018). Florianópolis: Editoria em Debate/UFSC, 2021. Download.
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