Barraco improvisado, carne no varal, banheiro no mato: 17 resgatados em situação de escravidão

Imagem: Arquivo/Agência Brasil

Por Rede Brasil Atual

“Em operação que envolveu diversos organismos públicos, 17 trabalhadores em situação análoga à escravidão foram resgatados no interior de Mato Grosso do Sul. Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), essas pessoas, sendo uma delas de origem paraguaia, haviam sido contratadas para a produção de cartão vegetal e para construção de cercas e casas.

A inspeção percorreu, dos dias 2 a 6, fazendas na região sudoeste do estado, em áreas dos municípios de Bela Vista, Caracol e Porto Murtinho. Nesse último local, diz o MPT, em propriedades rurais próximas os trabalhadores estavam alojados em barracos improvisados, feitos com lona e galhos de árvores. A operação também envolveu o Ministério Público Federal (MPF), a Superintendência Regional do Trabalho e a Polícia Militar Ambiental.

‘Não havia iluminação e precárias estruturas de madeira montadas no chão de terra serviam como cama. Devido à ausência de banheiro, os trabalhadores tinham que fazer suas necessidades fisiológicas no mato’, relata o MPT. ‘A água utilizada para consumo, banho e preparo de alimentos era colhida de um córrego adjacente à área onde estavam, por meio de galões de lubrificantes. Armazenada em garrafas PET, apresentava aspecto turvo e barroso. Além disso, pela falta de energia elétrica, as carnes ficavam penduradas em varais para secar, sujeitando-se ao contato com sujeira e contaminantes diversos.'”

Confira a notícia completa clicando aqui.

Fonte: Rede Brasil Atual
Data original de publicação: 12/12/2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »