Bate-papo: O Trabalho Cooperativo nos Dias de Hoje

Foto: SESC

Por Sesc Avenida Paulista

O bate-papo apresentará a temática do cooperativismo e do cooperativismo de plataforma no mundo contemporâneo, seus sentidos e a construção de um futuro sustentável e justo. Serão abordados os desafios do mundo do trabalho, a importância da construção de relações humanas colaborativas, a necessidade de uma economia tecnológica e solidária e a justiça ambiental, dentre outros assuntos.

Com Trebor Scholz, Rafael Grohmann e Camila Luconi. Mediação: Cibele Camachi (Sesc Avenida Paulista) Esta é uma ação prévia à Conferência Internacional de Cooperativismo de Plataforma, organizada pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS-Rio) e pelo Consórcio do Cooperativismo de Plataforma, vinculado à New School (Nova Iorque). Haverá tradução simultânea (inglês, português e libras).

Trebor Scholz é pesquisador, escritor e diretor fundador do Consórcio de Cooperativismo de Plataforma, vinculado à The New School, em Nova Iorque. É autor de Uber-Worked and Underpaid. How Workers Are Disrupting the Digital Economy (Polity, 2016), ainda inédito no Brasil. Nesse livro introduz o conceito de cooperativismo de plataforma como forma de unir o modelo cooperativo com a economia digital. É professor residente na Universidade de Mondagon (Espanha) e membro do corpo docente do Berkman Klein Center for Internet and Society da Universidade de Harvard.

Rafael Grohmann é professor de Estudos Críticos de Plataformas e Dados da Universidade de Toronto, líder do DigiLabour e do Observatório do Cooperativismo de Plataforma e coordenador de grupo no Centro McLuhan sobre coletividades de trabalhadores por plataformas. Camila Luconi é administradora e mestra em Gestão e Negócios com especializações em Finanças, Sustentabilidade e Cooperativismo. Profissional da área de cooperativismo, sustentabilidade, diversidade e cultura organizacional. É professora universitária e integrou do grupo de pesquisa Cooperativas de Plataforma e Ambiente Jurídico da Escoop (Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo).

Cibele Camachi é bacharel e licenciada em História pela FFLCH-USP, com especialização em Arte e Educação pela ECA-USP. Atua desde 2011 como animadora cultural no Sesc-SP. Atualmente coordena e organiza projetos educacionais nas áreas de turismo, educação patrimonial, meio ambiente e direitos humanos no Sesc Avenida Paulista.

Assista completo em:

Fonte: SESC AVENIDA PAULISTA

Data original de publicação: 26/10/2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »