Coletivo publica depoimentos sobre a luta das mulheres petroleiras

Foto: Reprodução/FUP

Por Federação Única dos Petroleiros

Neste 8 de março de 2023, o Coletivo de Mulheres Petroleiras reuniu depoimentos que mostram a essência, a inspiração e o propósito das trabalhadoras da Petrobrás. Em algum momento da vida elas decidiram participar do movimento sindical petroleiro. Quais eram seus anseios quando tomaram essa decisão e onde encontram motivação para a luta?

Lutar contra a desigualdade de gênero dentro do sistema Petrobrás e pelos direitos relacionados à condição de ser mulher, embora sejam fatores importantes, pois resultaram em conquistas como a instalação de salas de aleitamento nas unidades e a garantia de adequação de atividades das mulheres grávidas ou em período de aleitamento, não são as únicas razões a levar alguém a participar do Coletivo de Mulheres Petroleiras.

O Coletivo já deixou claro que sua participação não se limita a estar presente em mesas destinadas a grupos minorizados e sub-representados. As mulheres petroleiras vieram ocupar espaços no mercado de trabalho e também os espaços políticos e de poder. Elas estão presentes nos sindicatos e na federação para falar e decidir sobre economia e política, para discutir todos os temas relacionados à cadeia do petróleo, desde pensar a melhor solução para problemas operacionais numa refinaria a decidir o posicionamento estratégico da companhia no campo da geopolítica do petróleo, e o mundo do trabalho.

Esperamos que essas histórias e vivências sirvam de farol para outras petroleiras e que, assim, tenhamos cada vez mais mulheres no movimento sindical.

Clique aqui e veja a matéria completa

Fonte: Federação Única dos Petroleiros

Data original de publicação: 07/03/2023

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »