Cresce a exclusão de jovens do emprego e da formação

Imagem: José Cruz/Agência Brasil

“Jovens enfrentam um futuro incerto no mercado de trabalho devido à automação, ao foco limitado de boa parte da formação profissional e à falta de empregos que atendam às suas qualificações, afirma um novo relatório da OIT.”

Por OIT

“O número de jovens que não trabalham, não estudam nem recebem treinamento (“Nem-Nem” ou “NEET”, em inglês) está aumentando e as mulheres enfrentam mais que o dobro de chances de serem afetadas do que os homens, segundo um novo relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Jovens (entre 15 e 24 anos) que estão empregados e empregadas também enfrentam um risco maior do que as trabalhadoras e os trabalhadores mais velhos de perder o emprego por causa da automação e aqueles com treinamento profissional são particularmente vulneráveis, destaca o relatório.

“Isso reflete como as qualificações adquiridas por meio de treinamento profissional voltado para obtenção de um emprego específico tendem a se tornar obsoletas mais rapidamente … do que as adquiridas em programas de educação geral”, afirmou o relatório. Isso requer que os programas de treinamento profissional sejam revisados e modernizados para que atendam às novas demandas da economia digital.

A mais recente edição do relatório intitulado em inglês Global Employment Trends for Youth 2020: Technology and future of Jobs  (GET Youth 2020, ou ” Tendências Globais para o Emprego Juvenil 2020: a tecnologia e o futuro dos empregos ) mostra que, desde a edição anterior o relatório GET Youth divulgado em 2017, houve uma tendência de alta em relação ao número de jovens “Nem-Nem”. Em 2016, haviam 259 milhões de jovens classificados como “Nem-Nem”, número que, em 2019, foi estimado em 267 milhões e espera-se que continue aumentando até atingir 273 milhões em 2021. Em termos percentuais, a tendência também está aumentando, passando de 21,7% em 2015 para 22,4% em 2020. Essa tendência indica que a meta estabelecida pela comunidade internacional para reduzir substancialmente a taxa de jovens “Nem-Nem” até 2020 não será alcançada.”

Acesse a notícia completa

Confira o relatório

Fonte: OIT
Data original de publicação: 09/03/2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »