De gourmetização e hipsterização

Imagem: Reprodução

Por Rodrigo Trindade | JOTA

“Das novas palavras da moda, gourmetizar é uma das mais significativas ao mundo contemporâneo. Relaciona-se com a integração de ingredientes pretensamente refinados e apresentações primorosas para alimentos simples. Mas a gourmetização abstraiu a culinária e já se apresenta como a tendência contemporânea de se apropriar de embalagens estéticas para a vender (sempre muito caro) produtos e ideias. E tudo fica mais bonito, desejado e ilusório.

Dez anos após a criação do Programa de Microempreendedor Individual (MEI), a migração para trabalhos precários vem levando milhares de pessoas a serem genericamente chamados de empreendedores. Na narrativa gourmet, são aqueles que atenderam o chamado da realização, libertaram-se da CLT e gozam o glamour de escolher trabalhos, horários e preços. Será?

Nos últimos anos, o Brasil vem experimentando o fenômeno da substituição de postos de serviço de empregados formais por formas precarizadas de trabalho. A fórmula de escape do desemprego vem sendo o aceite de trabalhos informais, mal pagos e inseguros.”

Clique aqui e confira a opinião na íntegra.

Fonte: JOTA
Data original de publicação: 03/11/2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »