Documentários sobre trabalho em plataformas

Imagem: Unsplash

Por Rafael Grohmann e Rodrigo Carelli | Digi Labour

“Mais um fim de semana de quarentena e você não sabe mais o que assistir? Confira dicas de documentários e reportagens audiovisuais sobre trabalho em plataformas por Rafael Grohmann e Rodrigo Carelli.

Dica: você pode ver os vídeos com legendas automáticas em português pelo Youtube

Plataformas (2019): série documental argentina produzida pela revista Anfíbia com quatro episódios: “um clique e não trabalhará mais”, “os dois aplicativos que transformam cidades”, “os algoritmos não estão desconstruídos” e “as bases do freelançariado”.

Invisibles (2020): série documental francesa sobre os trabalhadores das plataformas, inclusive os que alimentam a inteligência artificial e os moderadores de conteúdo, considerando alternativas de lutas e organização em relação ao trabalho digital. Os quatro episódios são: “aqui está o que implica o UberEats”, “isso impulsiona o algoritmo do Google”, “no inferno dos moderadores do Facebook” e “quando os trabalhadores do clique recusam a exploração”. A coordenação editorial é de Antonio Casilli.

GIG – A Uberização do Trabalho (2019): documentário da Repórter Brasil dirigido por Carlos Juliano Barros, Caue Angeli e Mauricio Monteiro mostra mecanismos do trabalho em plataformas como gamificação, hope labor e  corrida para o fundo do poço rumo à intensificação e precarização do trabalho. O filme traz diversas histórias de motoristas, entregadores, trabalhadoras domésticas, professores e locutores que trabalham para empresas de plataformas. Entre os pesquisadores entrevistados, Trebor Scholz, Veena Dubal e Rodrigo Carelli.

Vidas Entregues (2019): depoimentos de entregadores de aplicativos no Rio de Janeiro. Dirigido por Renato Prata Biar. Um dos destaques é a entrevistada Bianca Sousa dos Santos: “sou uma pessoa desesperada, porque não tem emprego, eu vou fazer o que? É isso o que eu quero? Não. Mas microempreendedora eu não sou”.

The Cleaners (2018): como é o trabalho de moderadores de conteúdo terceirizados de grandes empresas de tecnologia – como Google e Facebook – nas Filipinas? Eles analisam por dia cerca de 1500 fotos e vídeos com todo o lixo da internet escolhendo “manter” ou “apagar”. O documentário, coprodução Alemanha-Brasil, também entrevista ex funcionários de Google e Facebook e pesquisadoras como Sarah Roberts e discute as relações entre o trabalho de moderação de conteúdo em mídias sociais e as suas interfaces políticas envolvendo os conglomerados digitais.

Deliveristas (2020): Documentário sobre entregadores migrantes, principalmente latino-americanos, em Nova Iorque durante a pandemia. Na cidade, um em cada seis empregos perdidos na crise do coronavírus era realizado por um trabalhador migrante. Muitos deles agora trabalham para plataformas digitais como entregadores e falam dos riscos e condições de trabalho.

A Greve dos Entregadores (2020): matéria da Meteoro Brasil sobre a organização em curso dos entregadores no Brasil, incluindo protestos durante a pandemia. Destaque para o líder dos Entregadores Antifascistas, Paulo Lima: “ninguém aqui é empreendedor de porra nenhuma”.

Au Secours, Mon Patron est un Algorithme (2019): programa televisivo francês de duas horas sobre as condições de trabalhadores em plataformas, principalmente entregadores e moderadores de conteúdo, que alimentam os sistemas de inteligência artificial.

Así Trabajan Repartidores de Comida en la Cuarentena (2020): como trabalham os entregadores mexicanos durante a pandemia. O youtuber Yulay passa um dia trabalhando como entregador.

The Perils of the Gig Economy (2019): documentário da BBC Click fala sobre as plataformas digitais na vida cotidiana, deep fakes e gig economy.

How Did Uber Start? The Birth of Travis Kalanick & Garret Camp’s Uber (2017): Mini-documentário da Mango Research sobre as controvérsias em torno do nascimento da empresa Uber.

Driving for Hire (2015): as histórias de motoristas de Uber, Lyft e Taxi em San Francisco. Conta também com as visões de consumidores.

Driving For Uber, Sleeping In Her Car (2016): matéria da Vice News sobre as motoristas de Uber, evidenciando as desigualdades de gênero no trabalho em plataformas.

How Uber Exploits Uber Drivers (2020): mini-doc da Arte Documentary sobre os mecanismos de exploração dos motoristas da Uber

Livreurs à velo: livreurs 2.0 (2017): a proteção social de entregadores e motoristas e a discussão sobre o “autoempreendedorismo”, inclusive a questão da regulação.

Take Eat Easy (2017): documentário da France2 sobre uma pequena startup que criou uma plataforma de delivery achando que ia revolucionar o mundo, mas acabou perdendo dezenas de milhares de euros

Il Mio Capo è un Algoritmo (2020): a partir de uma entrevista com Ken Loach sobre seu último filme “Você não estava aqui”, a TV italiana RAI conversa com entregadores sobre suas condições de trabalho. Destaca que 61% dos entregadores não são italianos. Os trabalhadores migrantes são a regra, sendo a maioria da África.

La Cooperative dei Rider (2020): outra matéria da TV RAI sobre o cooperativismo de plataforma, especialmente as cooperativas de entregadores. Destaques para a cooperativa belga Urbike e a federação de cooperativas de entregadores da França, CoopCycle. O professor Trebor Scholz é um dos entrevistados.

Reclaiming Work (2020): mini-doc da Novara Media também sobre cooperativas de entregadores e a busca dos trabalhadores por alternativas na gig economy. Destaque para a federação de cooperativas CoopCycle.

Maids for sale: Silicon Valley’s Online Slave Market (2019): matéria da BBC News sobre o mercado digital de escravos, facilitados por empresas do Vale do Silício como Google, Apple e Facebook.

How to Fix the Gig Economy (2020): matéria da BBC Newsnight sobre o trabalho em plataformas digitais,  desde entregadores até designers, incluindo possibilidades de proteção e organização. Destaque para o Independent Workers’ Union of Great Britain (IWGB).

#PorTrasDoAplicativo (2020): O Ministério Público do Trabalho, a Unicamp e o Fundo de População das Nações Unidas lançaram no Instagram uma série de cinco vídeos com depoimentos de entregadores que trabalham em São Paulo e Fortaleza.

Em breve será lançado mais um documentário, o PanDelivery, “o documentário que você não pediu”.

Clique aqui e confira a reportagem completa

Fonte: Digi Labour

Data original da publicação: 20/06/2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »