Livro – Les travailleurs des plateformes numériques: Regards interdisciplinaires

Foto: TeseoPress

Por Rodrigo Carelli, Patrick Cingolani et Donna Kesselman (editores)

Resumo:

Este livro questiona as rupturas na organização do trabalho e as recomposições da regulação do emprego geradas pelo capitalismo de plataforma. A abordagem interdisciplinar – direito, sociologia, economia – trata dos modos como as categorias institucionais e conceituais vinculadas ao estado social se adaptam às transformações que acompanham a reconfiguração digital do trabalho, mas também esbarram em fenômenos sociais que lhes escapam.

Em primeiro lugar, o estudo permite a cada autor apreender as capacidades de adaptação e os limites das fronteiras institucionais e conceituais tradicionais, bem como a capacidade de sua disciplina de dar conta das realidades induzidas pela organização do trabalho digital. Em seguida, lança as bases de um quadro transdisciplinar através da noção de “zona cinzenta de trabalho e emprego”. Os autores questionam o estatuto jurídico dos trabalhadores digitais, se a dinâmica do trabalho faz parte da continuidade do trabalho assalariado ou se rompe com ele. Eles consideram em comum, como áreas cinzentas, os fenômenos que escapam às categorias tradicionais, ao mesmo tempo em que lhes conferem um papel diferenciado na recodificação das normas.

A partir de uma síntese das diferentes contribuições, numa abordagem interdisciplinar, a conclusão alarga as questões às suas consequências em termos de subversão de diferentes tipos de fronteiras.

Clique aqui e leia o livro completo

Fonte: TeseoPress

Data original de publicação: 2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »