Livros de Classe #27: Lula e a política da astúcia: de metalúrgico a presidente do Brasil, de John French, por Alexandre Fortes

Imagem: Divulgação

Por LEHMT

Em homenagem à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, o Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho (LEHMT-UFRJ) promove a “Semana Lula”.  Entre 31 de outubro e 4 de novembro publicaremos conteúdos sobre a história do trabalho no Brasil que nos ajudam a entender a trajetória e importância deste migrante nordestino, metalúrgico, sindicalista e líder político, três vezes eleito presidente da República. São conteúdos novos ou já publicados pelo LEHMT em outros momentos. 

No episódio especial de Livros de Classe da “Semana Lula”, Alexandre Fortes, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em um episódio inédito de nossa série de vídeos Livros de Classe, apresenta “Lula e a política da astúcia: de metalúrgico a presidente do Brasil” do historiador estadunidense John French. Recém lançada no Brasil, a obra é fruto de décadas de meticulosa pesquisa e reflexão sobre as articulações entre a história social do Brasil e a impressionante trajetória de Lula. Publicado originalmente em inglês em 2020, o livro ganhou vários prêmios internacionais e rapidamente se tornou uma leitura obrigatória sobre os mundos do trabalho, a política e história brasileira em geral.

Livros de Classe

Os estudantes de graduação são desafiados constantemente a elaborar uma percepção analítica sobre os diversos campos da história. Nossa série Livros de Classe procura refletir justamente sobre esse processo de formação, trazendo obras que são emblemáticas para professores/as, pesquisadores/as e atores sociais ligados à história do trabalho. Em cada episódio, um/a especialista apresenta um livro de impacto em sua trajetória, assim como a importância da obra para a história social do trabalho. Em um formato dinâmico, com vídeos de curtíssima duração, procuramos conectar estudantes a pessoas que hoje são referências nos mais diversos temas, períodos e locais nos mundos do trabalho, construindo, junto com os convidados, um mosaico de clássicos do campo.

A seção Livros de Classe é coordenada por Ana Clara Tavares, Julia Chequer e Mariana Alves.

Clique aqui e assista o vídeo completo

Fonte: Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho

Data original da publicação:  01/11/2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »