Ministério Público do Trabalho produz a série “Por trás do aplicativo”, que denuncia as condições de trabalho dos trabalhadores por aplicativos no Brasil

Imagem: Pexels

Por Thiago Peres | REMIR

“Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), lança o projeto “Por Trás do Aplicativo”, uma série de cinco vídeos que denunciam as péssimas condições de trabalho dos trabalhadores e trabalhadoras por aplicativo a partir dos depoimentos de entregadores que atuam em São Paulo e Fortaleza. Escreve o MPT:

Imagine trabalhar para uma empresa e sofrer um acidente durante o expediente, no exercício das atividades, e não receber qualquer apoio. Precisar se ausentar, para um tratamento médico, sem ter uma renda mínima garantida durante esse período. Como você estaria? Como faria com o aluguel e as despesas da família?

Pense em como seria trabalhar exaustivamente, na rua, sem acesso a banheiro, água potável, local para descanso ou refeição. Correr o risco de contaminação no trabalho, sem receber qualquer tipo de equipamento de proteção, treinamento ou assistência. Já imaginou trabalhar e não saber quanto vai ganhar no fim do mês?

É assim que vivem os trabalhadores de Apps: apenas deveres. Sem direitos.

Para a maioria deles, o trabalho por meio de aplicativo não é uma escolha. Mas uma condição de subsistência, decorrente do desemprego estrutural. Um processo de precarização do trabalho que se agrava em meio à pandemia.

Confira a notícia completa

Fonte: REMIR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »