Na Revolução 4.0, automação ameaçará postos de trabalho mais rapidamente.

Imagem: Agência Brasil

Por João Vitor Santos | Instituto Humanitas Unisinos

“Não é de hoje que a inserção de máquinas no cotidiano humano acaba gerando o temor da perda de emprego. Um exemplo disso é o próprio sistema bancário. Quem, até por volta de 1980, seria capaz de imaginar uma agência com apenas dois ou três funcionários e uma série de máquinas e dispositivos de autoatendimento? O economista Bruno Ottoni Eloy Vaz reconhece a similaridade entre esses processos do passado e o que temos vivido atualmente. ‘A Revolução 4.0 se assemelha ao que vivemos no passado no fato de que representa uma ameaça a muitos dos empregos existentes’, pontua, na entrevista concedida por e-mail à IHU On-Line.

Entretanto, ele destaca uma diferença que é crucial, muito particular em nosso tempo, das ondas de automação vividas anteriormente: ‘Será mais rápida do que a automação vivida no passado’. ‘Outra diferença da automação que devemos vivenciar nas próximas décadas é o fato de que ela terá um escopo maior do que inovações do passado. Isso quer dizer que a automação que está por vir será capaz de substituir empregos que no passado nunca estiveram ameaçados de serem substituídos por máquinas’, acrescenta.

O que o economista salienta é que não só haverá funções e trabalhos ameaçados pela automação como isso também se dará de uma forma muito mais rápida e abrangente. E se engana quem pensa que os trabalhos da indústria e mesmo do campo serão os mais atingidos pela automação da Revolução 4.0. ‘Até mesmo o setor de serviços, que costumava ser mais resistente à automação, irá sofrer bastante com a Revolução 4.0. Como esse setor é o que mais emprega no Brasil, aqui pode haver grande eliminação de postos de trabalho. Algumas profissões do setor de serviços que serão fortemente afetadas são: (i) garçons, (ii) motoristas (de táxi, van, ônibus e caminhão) e (iii) atendentes de hotéis’, projeta.”

Confira aqui a entrevista completa.

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos
Data original de publicação: 09/01/2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »