OIT: Forte aumento do desemprego na América Latina e no Caribe deixa milhões sem renda

Imagem: Pixabay

Por OIT

“A pandemia da COVID-19 tem um impacto sem precedentes nos mercados de trabalho da América Latina e do Caribe, onde já existe um forte aumento na taxa de desocupação que deixa milhões de pessoas sem emprego e sem renda, o que causará um aumento da desigualdade e da pobreza na região, de acordo com uma análise da OIT.

A taxa média de desocupação na região, que era de 8,1% no final de 2019, poderia subir entre 4 e 5 pontos percentuais, de acordo com os dados coletados até o momento. Mas, se a crise continuar se aprofundando, a situação poderá piorar, destacou uma análise do Escritório da OIT para a América Latina e o Caribe, intitulada “Panorama Laboral em tempos de COVID-19: Impactos no mercado de trabalho e na renda ” (em espanhol).

“Este aumento sem precedentes na taxa de desocupação regional acarreta um recorde histórico de 41 milhões de pessoas desempregadas, o que terá um impacto na estabilidade econômica e social de nossos países”, explicou o diretor do Escritório da OIT para a América Latina e no Caribe, Vinícius Pinheiro.

A análise destaca que as previsões mais recentes do Banco Mundial estimam uma queda no crescimento econômico de -7,2%, o que levaria a taxa de desemprego até 12,3%, ao passo que, se forem considerados os últimos dados de contração do FMI de -9,4%, os níveis de desemprego alcançariam 13%.”

Confira a notícia completa

Fonte: OIT
Data original de publicação: 01/07/2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »