OIT: O COVID-19 destrói o equivalente a 14 milhões de empregos e cria desafios para a busca de medidas para enfrentar a crise na América Latina e no Caribe

Imagem: Pixabay

A região registra enormes perdas em horas de trabalho, que se refletem em uma queda na oferta de empregos. A pandemia afeta especialmente setores que geram um grande número de postos de trabalho na região, como comércio e serviços”

Por OIT

“O efeito catastrófico do COVID-19 sobre as horas de trabalho e a renda no mundo se repete na América Latina e no Caribe, onde a pandemia provoca a perda de 5,7% das horas de trabalho no segundo trimestre deste ano, o equivalente a 14 milhões de trabalhadores em tempo integral.

“Estamos enfrentando uma destruição maciça de empregos e isso representa um desafio de magnitude sem precedentes para os mercados de trabalho da América Latina e do Caribe”, disse o diretor regional da OIT, Vinícius Pinheiro. “A partir de agora sabemos que, ao mesmo tempo em que enfrentamos a emergência de saúde, teremos que enfrentar uma verdadeira reconstrução de nossos mercados de trabalho”.

O diretor da OIT para a América Latina e o Caribe enfatizou que “os países da região precisarão de medidas ambiciosas para preservar empregos, promover negócios e proteger a renda para sair da terapia intensiva”. Ele também ressaltou a necessidade de usar o diálogo social para enfrentar esta crise.

Pinheiro disse que “para alcançar melhores resultados e dar sustentabilidade política às medidas, é necessário criar estratégias que tenham respaldo e sejam produto de consenso e é crucial encontrar formas de estabelecer um diálogo social do qual participem representantes do governo, organizações de empregadores e de trabalhadores”.”

Confira a notícia completa

Fonte: Organização Internacional do Trabalho
Data original de publicação: 08/04/2020


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »