OIT pede ação dos países para erradicar pobreza entre povos indígenas

Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Por Nações Unidas

“A Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirmou nesta segunda-feira (3) ser imperativo erradicar a pobreza enfrentada pelos povos indígenas. Na comparação com seus pares não indígenas, essas populações têm quase três vezes mais chances de viver na extrema pobreza, segundo relatório publicado na ocasião dos 30 anos da Convenção sobre Povos Indígenas e Tribais.

Os povos indígenas representam quase 19% das pessoas extremamente pobres (aquelas que vivem com menos de 1,90 dólar por dia) no mundo. Mesmo quando são utilizadas linhas de pobreza menos rigorosas (de 3,20 ou 5,50 dólares por dia), os indígenas são desproporcionalmente representados entre os extremamente pobres.

Além disso, independentemente de viverem em áreas rurais ou urbanas, os povos indígenas representam uma parcela considerável dos pobres no mundo. “Muito pouco se avançou na melhoria da vida dos povos indígenas”, disse o especialista da OIT e co-autor do relatório, Martin Oelz.

O documento concluiu que o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) está ameaçado, a menos que uma correção de curso ocorra por meio de políticas públicas que não apenas eliminem as lacunas, mas também apoiem mulheres e homens indígenas como atores essenciais do desenvolvimento sustentável e do combate às mudanças climáticas.”

Confira a notícia completa

Fonte: Nações Unidas
Data original de publicação: 03/02/2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »