Pandemia de COVID-19 levará à maior contração da atividade econômica na história da região: cairá -5,3% em 2020

Imagem: Pixabay

Por CEPAL

“A pandemia do coronavírus (COVID-19) impacta as economias da América Latina e do Caribe por meio de fatores externos e internos cujo efeito conjunto levará à pior contração que a região sofreu desde 1914 e 1930. Segundo as últimas estimativas, está prevista uma contração regional média de -5,3% para 2020, informou (…) a CEPAL durante o lançamento de um novo relatório.

A Secretária-Executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Alicia Bárcena, apresentou na terça-feira, 21 de abril, o Relatório especial COVID-19 N⁰ 2, intitulado Dimensionar os efeitos da COVID-19 para pensar a reativação, sobre o seguimento dos efeitos econômicos e sociais da atual crise, derivada do impacto do coronavírus na região (cujo primeiro relatório foi apresentado no último dia 3 de abril). Em uma coletiva de imprensa virtual transmitida ao vivo da sede da Comissão Regional da ONU em Santiago, Chile, Bárcena divulgou também as novas projeções de crescimento para cada um dos países-membros da Comissão.

Segundo o relatório, desde antes da pandemia, a América Latina e o Caribe já acumulavam sete anos de baixo crescimento, com uma média de 0,4% entre 2014 e 2019. A crise que a região está sofrendo neste ano de 2020, com uma queda do PIB de -5,3%, será a pior em toda a sua história. Para encontrar uma contração de magnitude comparável, é necessário retroceder à Grande Depressão de 1930 (-5%) ou mais ainda, até 1914 (-4,9%).

O documento também afirma que a crise do coronavírus chegou à América Latina e ao Caribe por meio de cinco canais: redução do comércio internacional, queda nos preços dos produtos primários, intensificação da aversão ao risco e o agravamento das condições financeiras mundiais, menor demanda de serviços turísticos e redução das remessas.

“Os efeitos da COVID-19 gerarão a maior recessão que a região sofreu desde 1914 e 1930. Espera-se um forte aumento do desemprego com efeitos negativos na pobreza e na desigualdade”, declarou Alicia Bárcena em sua apresentação.”

Confira a notícia completa

Confira o relatório Dimensionar os efeitos da COVID-19 para pensar a reativação em espanhol

Fonte: CEPAL
Data original de publicação: 21/04/2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »