Pobreza, desigualdade e trabalho informal aumentam letalidade da Covid-19, diz estudo da UFPB

Imagem: Pixabay

Por G1 PB

“Professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) mostram, em pesquisa, que a desigualdade social e regional, os níveis de pobreza e a informalidade do trabalho são condições para maiores riscos de disseminação da Covid-19. O trabalho foi realizados pelos professores Henrique Menezes e Lizandra Serafim, na pesquisa “As ações da Paraíba no enfrentamento à pandemia”.

De acordo com os pesquisadores da UFPB, o estado da Paraíba é marcado por um arranjo administrativo que possui 90% dos municípios com menos de 40 mil habitantes, 60% deles têm menos de 10 mil e as vulnerabilidades socioeconômicas dos diferentes territórios ampliam os riscos associados à disseminação do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

“São municípios majoritariamente pobres (a quase totalidade possui Índice de Desenvolvimento Humano médio ou baixo) e quase 60% dos trabalhadores estão em ocupações informais, o que corresponde a 882 mil pessoas. A Paraíba tem o 3º menor índice de trabalhadores com carteira assinada”, revela o professor Henrique Menezes.”

Confira a notícia completa

Fonte: G1 PB
Data original de publicação: 03/07/2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »