Podcast: Mundo Pós-Pandemia: Pandemia, Complexidade Econômica e o Futuro Mundo do Trabalho.

Por Direito e Democracia

Seja bem-vinda(o) ao oitavo episódio da série AFIPEA – Mundo Pós-Pandemia. O tema agora é: Pandemia, Complexidade Econômica e o Futuro Mundo do Trabalho.

O recente desenvolvimento de tecnologias da chamada 4ª Revolução Industrial vem reacendendo o debate em torno das consequências da automação para o mercado de trabalho. Aspectos positivos parecem perder relevância diante de consequências temerárias com a “uberização”. E seja qual for o estudo, uma pergunta está sempre presente: os empregos vão diminuir com os avanços tecnológicos que permitem cada vez mais que máquinas realizem o trabalho feito até então por humanos?

As respostas variam. Há pesquisadores mais otimistas, para quem a substituição do trabalho humano por tecnologias acontece de forma significativa desde a 1ª Revolução Industrial, sem que isso tenha provocado a diminuição geral dos empregos disponíveis, tendência que demonstra se manter agora. Para outros, o fenômeno atual pode ser diferente, pois as novas tecnologias, especialmente a inteligência artificial, teriam uma capacidade sem precedentes de automatizar tarefas humanas.

As preocupações aumentam quando consideramos que essas mudanças chegam ao Brasil em um cenário de profundas instabilidades econômicas, com uma consequente deterioração do mercado de trabalho. O país que iniciou a década de 2000 como a 14ª maior economia do mundo, começou um processo de recuperação relativa impressionante, alcançando a 7ª posição em 2014. Contudo, as crises posteriores e o conturbado ambiente político institucional fizeram novamente o país perder participação na economia mundial, retornando em 2021 à 13ª posição no ranking das maiores economias. Em termos de postos de trabalho registrados, a evolução é bastante similar: o país saltou de 26,2 milhões de empregos registrados em 2000 para o pico de 49,5 milhões em 2014, mas retrocedeu novamente nos anos posteriores, fechando 2020 com 46,2 milhões. Sem falar que uma parte desses empregos já são influenciados pela Reforma Trabalhista de 2017, que afetou drasticamente o marco jurídico de proteção ao emprego no país, criando por exemplo a figura do “trabalho intermitente”, em que o trabalhador não tem nenhuma garantia de quantas horas no mês irá trabalhar nem qual será o seu salário, além de manter-se fora do sistema público de seguridade social.

E para refletir sobre essas questões, os convidados deste episódio são Márcio Pochmann, economista, professor da Unicamp e ex-presidente do IPEA, Sandro Silva, pesquisador do IPEA, Ludmila Abílio, pesquisadora do Centro de Estudos Sindicais de Economia do Trabalho do Instituto de Economia da Unicamp, e André Roncaglia, professor de economia da Unifesp

Essa é a série “AFIPEA: Mundo Pós-Pandemia”. Todo mês, ao longo de 10 episódios, você ouve a reflexão de vozes brasileiras relevantes no debate nacional e internacional sobre o que é possível esperar ao final deste triste capítulo da história humana. E não perca, no canal do YouTube da AFIPEA você ouve o audiobook com íntegra das entrevistas de nossos convidados.

Ouça o episódio completo:

Fonte: Direito e Democracia

Data original de publicação: 29/07/2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »