“Quarentena de colarinho branco” coloca holofotes na divisão de classes

Imagem: Pixabay

“As opções de assistência à infância, acesso à Internet e espaço extra deixam um abismo entre ricos e pobres em lidar com perturbações na escola e no trabalho.”

Por Noam Scheiber, Nelson D. Schwartz e Tiffany Hsu  | The New York Times  Tradução: Equipe ABET

“Por cerca de US $ 80.000, um indivíduo pode adquirir um plano de seis meses com o Private Health Management, que ajuda pessoas com sérios problemas médicos a navegar no sistema de saúde.

Esse plano provou ser um salva-vidas literal à medida que a pandemia de coronavírus descia. A empresa ajudou os clientes a organizar exames em Los Angeles para o coronavírus e obteve concentradores de oxigênio para pacientes de alto risco.

“Conhecemos as principais pessoas do laboratório, médicos e enfermeiros e podemos tornar o processo eficiente”, disse Leslie Michelson, presidente executivo da empresa.

Em alguns aspectos, a pandemia é um empate: pode afligir príncipes e indigentes, e ninguém que espera permanecer saudável é isento das restrições do distanciamento social. Mas a resposta americana ao vírus está deixando de lado as divisões de classe que muitas vezes são camufladas – no acesso a serviços de saúde, assistência infantil, educação, espaço de vida e até largura de banda da Internet.

Em Nova York, moradores abastados da cidade abandonaram apartamentos apertados para amplas residências secundárias. No Texas, os ricos estão gastando centenas de milhares de dólares para construir salas seguras e búnqueres.

E em todo o país, há uma consciência crescente de que, apesar das conversas sobre a unidade nacional, nem todos são iguais em tempos de emergência.

“Esta é uma quarentena de colarinho branco”, disse Howard Barbanel, empresário de Miami e dono de uma empresa de vinhos. “Os trabalhadores médios estão ensacando e entregando mercadorias, dirigindo caminhões, trabalhando para o governo local.””

Acesse aqui a matéria completa

Fonte: The New York Times
Data original de publicação: 27/03/2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »