Revista DIESAT Trabalho&Saúde nº 44

Imagem: Unsplash

Por Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho

“A revista Trabalho & Saúde nº44 traz importantes reflexões a respeito das condições de trabalho e de acesso à saúde pública, que refletem diretamente na saúde dos trabalhadores e trabalhadoras no Brasil, em tempos de pandemia do novo coronavírus.
Iniciamos com a análise de conjuntura de Leonardo Carnut, que trata das condições históricas de subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e as opções políticas neoliberais que marcaram seu percurso, destacando a importância e papel central da Atenção Básica no enfrentamento ao coronavírus.
Apresentamos o Manifesto referente ao trâmite de alterações das Normas Regulamentadoras em defesa dos direitos sociais da classe trabalhadora e em defesa da Saúde do Trabalhador, a qual inúmeras entidades sindicais e sociais somaram à luta pela garantia de mecanismos técnicos que possa assegurar nos processos produtivos as condições dignas de trabalho e saúde. O convite às demais entidades continua aberto.
Entrevistamos a representação das categorias: enfermeiros(as), servidores públicos e petroleiros(as) para apreender como essas entidades de trabalhadores considerados essenciais tem enfrentado o impacto da nova conformação de trabalho.
A nota sobre o Direito relacionado ao Nexo Causal para profissionais da saúde e trabalhadores dos serviços essenciais no contexto da pandemia COVID-19, pretende informar e dar visibilidade aos mecanismos legais de reconhecimento das doenças relacionados ao trabalho no contexto da pandemia de COVID-19.
Trouxemos também uma discussão sobre o auxílio emergencial e a proteção social, apresentando os critérios para obtenção do direito.
Por fim, convidamos as entidades sindicais a apoiarem o DIESAT através de filiação, reafirmando a importância da manutenção da entidade em prol da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras. Basta clicar no link de formulário de cadastro. Nos acompanhe também nas redes sociais: Facebook, Instagram e o canal no Youtube, basta clicar nos ícones na ficha catalográfica que será redirecionado e poderá ter acesso a materiais e lives realizadas.
Boa leitura!”

Clique no link abaixo para acessar a nova edição da revista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »