Servidores técnicos da UnB aprovam greve após decisão de Gilmar Mendes que afeta salários

Foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil

Por Valmir Araújo / Brasil de Fato

Em assembleia geral nesta segunda-feira (29), os servidores técnicos-administrativos da Universidade de Brasília (UnB) aprovaram greve em razão da decisão do ministro Gilmar Mendes de cassar a liminar que garantia o pagamento da Referência Padrão (URP) da categoria

De acordo com o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (SINTFUB), Edmílson Lima, a paralisação deve começar na sexta-feira (2), mas a mobilização para o movimento já iniciou.

“De hoje até sexta-feira, nós vamos fazer reunião do comando de mobilização todo dia pra gente começar a passar nas salas de aula e explicar para os estudantes porquê nós estamos em greve”, informou Lima.

Segundo ele será importante o trabalho de articulando que já vem sendo feito com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), Associação dos Docentes da UnB (ADUnB) e os atores do Judiciário, do Governo Federal e do Legislativo. “É difícil depois de mais de trinta anos a gente está batendo na mesma tecla que é o direito do servidor ter dignidade pra suas necessidades básicas, construir sua família, pagar suas contas”, afirmou Edmílson Lima sobre a decisão que deve retirar mais de 1/4 dos valores recebidos pelos servidores técnicos-administrativos da UnB.

Lima ressaltou ainda a necessidade de as discussões sobre a greve acontecerem de forma coletiva. “Então, a luta é a partir de hoje, com greve”.

A deputada federal pelo DF Erika Kokay (PT) também esteve na reunião com os servidores para apoiar a decisão da categoria e criticou o ministro Gilmar Mendes pela decisão que retira parte dos salários dos técnicos-administrativos. “Não se pode tirar mais de 26% dos salários. É preciso que se diga que são os técnicos que mantém essa universidade funcionando e muitas vezes são invisibilizados, mas a partir do momento que vocês cruzem os braços, aí vão se perceber que sem vocês essa universidade não funciona”, afirmou a deputada.

URP dos técnicos-administrativos

Na última quarta-feira (24) a Universidade de Brasília informou que tomou conhecimento da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes de cassar a liminar MS 28819/DF, que garantia o pagamento da Referência Padrão (URP) aos servidores e servidoras técnicos-administrativos da ativa e aposentados da instituição. URP é pago há mais de 30 anos à categoria, sendo um acréscimo de 26% sobre os salários de mais de 5 mil servidores da UnB. 

Clique aqui para conferir a matéria na íntegra

Fonte: Brasil de Fato

Data original da publicação: 29/05/2023

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »